Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre COMBATE À FOME, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dilma se reúne com governadores do Sudeste para combater miséria

A presidente se reuniu com governadores dos quatro estados, em São Paulo. A promessa foi de união no combate à miséria.




Os governadores dos quatro estados do Sudeste acertaram com a presidente Dilma Rousseff um compromisso com o plano “Brasil sem miséria”. A presidente disse que essa ação ajuda a fortalecer o Brasil em tempos de crise.

É o que o governo espera: fortalecer o mercado inteiro para enfrentar a crise. Isso se faz com renda e crédito. O lançamento do programa contra a miséria contou com a presença de representantes de vários partidos.

A solenidade de lançamento do programa aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, onde a presidente Dilma Rousseff foi recebida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Ao chegar, ela cumprimentou afetuosamente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Também estavam presentes o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB); e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que, assim como Geraldo Alckmin, é do PSDB. A promessa foi de união no combate à miséria.

“Identifico aqui um marco. Ultrapassamos o período de disputas para unir esforços em prol dos que mais precisam do Brasil”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Em São Paulo, foram reunidos em um único cartão o programa estadual Renda Cidadã e o Bolsa Família, do governo federal. O objetivo é atender um milhão de pessoas com renda abaixo de R$ 70. Rio de Janeiro e Espírito Santo já haviam feito essa unificação. A negociação com Minas Gerais está em andamento.

Foi assinado também um acordo com a Associação Brasileira dos Supermercados para compra de produtos de agricultores familiares. As empresas de eletricidade se comprometeram a ajudar a localizar as famílias de baixa renda sem acesso a programas sociais.

“Não é mais o pobre correndo atrás da ajuda do Estado. É o Estado chegando onde a pobreza está”, afirmou a presidente Dilma Rousseff.
Para a presidente, os programas de transferência de renda aumentam o consumo das famílias, o que fortalece o Brasil durante uma crise como a que atinge o mercado financeiro mundial.

“É criar um mercado interno sólido. É ter recursos para enfrentar as turbulências monetárias e financeiras que podem nos atingir”, declarou Dilma Rousseff.

Em seu discurso, Dilma Rousseff fez apenas uma rápida alusão às demissões e renúncias no governo depois de acusações de corrupção. “É o Brasil inteiro fazendo, como usa a imprensa, a verdadeira faxina que esse país tem de fazer: a faxina contra a miséria”, afirmou a presidente.

A presidente Dilma Rousseff viaja na manhã desta sexta-feira (19) para o interior de São Paulo. Depois volta para Brasília, onde se reúne com presidentes de grandes empresas.


Fonte: Bom Dia Brasil - Edição do dia 19/08/2011
Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/dilma-se-reune-com-governadores-do-sudeste-para-combater-miseria.html

Nenhum comentário: